Degustação

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Não Deixe de Sonhar - Chimarruts

Por Adriana Caitano



Se alguém te encontrar e perguntar por mim,
Pode dizer que eu vim pra falar
O que ninguém mais fala,
E não quer acreditar.

Quando ouvir alguém dizer que já não sonha mais,
É bom saber que é capaz de morrer,
Quem não tem esperança,
Que não faz nada nascer.

Preste atenção,
Não abra mão dos próprios sonhos.
Não tem perdão,
Não deixe de sonhar,
Não deixe de sorrir,
Pois não vai encontrar
Quem vá sorrir por ti.

///

Estou em uma fase - talvez a mais intensa da minha vida - em que sonhar virou rotina. Nunca os sonhos foram tão reais! E agora, que sonho tanto e acredito que tudo o que eu quiser (e correr atrás) pode se tornar realidade, quero dizer a todo mundo: sonhe mais, acredite no seu sonho!

Essa música, gravada em 2007 no DVD ao vivo do Chimarruts, que na verdade é do compositor gaúcho Rodrigo Panassolo (ele é cantor e produtor musical e só descobri isso durante a pesquisa para este post), veio a calhar neste momento. Ela pode parecer meio radical, mas é isso mesmo: quem não tem esperança, quem não acredita em uma vida melhor, um mundo melhor, na realização dos próprios sonhos, pode morrer de fato. 

E morrer não é só no sentido literal da palavra - e bem sabemos que muita gente se entrega a doenças ou busca a morte conscientemente por conta dessa falta de acreditar. Mas tem a morte das relações familiares, a morte do sentido da vida, da vontade de fazer diferente, da vontade de ajudar os outros, do ânimo para acordar todos os dias... São essas pequenas mortes que vão acontecendo na mesma velocidade em que a esperança deixa de existir.

A música termina deixando claro que, se formos depender dos outros pra sonhar e sorrir, pode ser que não cheguemos muito longe. As pessoas até podem nos fazer sorrir ou chorar. Mas a escolha do que vamos mostrar no nosso rosto é toda nossa. Só eu posso sorrir por mim e só eu tenho o poder de alimentar de verdade meus sonhos. E, cá pra nós, não estou a fim de deixar alguém tirá-los das minhas mãos!

E você, o que sente com essa música? Conta pra gente!

Um comentário:

  1. Oi Adriana Caitano, gostei do seu Blog e da ideia do sonho deste post. Eu sempre digo que acreditar (num sonho) é igualzinho a torná-lo real. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir